Alô galerinha, sejam bem vindos à CORRIDA PARALELA, um lugar onde somos livres e podemos obter um olhar crítico à nossa sociedade e de suas ações. Não deixem de nos visitar. obrigado pela atenção..... Até mais..

Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Crítica ao ENEM.

 Olá...


 Hoje, sábado, 22 de outubro de 2011, começa as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo um exame individual realizado em todo o país com objetivo de avaliar os conhecimento dos alunos que concluíram o que estão concluindo o ensino médio, com os portões abertos às 12:00, com duração de 4:30 de prova. A avaliação terá continuidade domingo, dia 23 de outubro. O exame serve como auto-avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no Programa Universidade para todos (PROUNI), e no processo seletivo de faculdades de todo o país.
 Neste dia tão tumultuado, onde jovens do Brasil de norte a sul criam e se enchem de esperança de conseguir um bom resultado na prova, analiso a real imagem do ENEM pra nós.
 Depois de pesquisar provas anteriores, percebi que a avaliação serve apenas para estampar em outdoors ocultos (que a mídia influenciada pelo regime não expõem) o real fracasso, o descaso e a incompetência do nosso governo atual com relação às escolas públicas. A prova contém questões que estão em um patamar muito acima daquilo que nos é passado nas escolas tanto privadas quanto públicas, onde na maioria das vezes o que você aprende é sentar, calar a boca, ouvir, copiar e responder, nos tornando assim cada vez mais mecânico.
 O fracasso dos resultados do  ENEM é muito simples para serem indentificados por nós. Para percebermos, não é tão complexo como intender por que o Brasil sendo a sétima maior economia do mundo, ainda suporta tanta desigualdade social. Para vermos o fracasso, basta que façamos uma simples pergunta à nós mesmos:
 _ Quantas pessoas você conhece que passou no ENEM ? Depois dessa pergunta ficou claro né?
 A culpa de tão poucos alunos e ex-alunos não passarem na prova, será a ignorância generalizada ou a falta de formação de qualidade que não nos é oferecida?Acho que não.
 Dentro da sala de aula, podemos observar ações que desrespeitam os alunos sem muitas dificuldades. E o desrespeito maior não parte de um aluno para o outro. Parte no modo de seguir uma política de erros na administração escolar. Pude presenciar um esta semana mesmo. Nunca fui de deixar que corrompam meus pensamentos e minha personalidade para ter um 100 no boletim de cada semestre, mais ao chamarem os 10 melhores alunos para vermos um projeto, fiquei revoltado ainda mais que o normal. Mostra-se nesta ação a desinclusão aos alunos estampando na face de cada um : ´´EU SOU BURRO``. Ação essa que pode vir a ser motivo de piadas gerando assim algo até mais grave: O bullying..... Não adianta negar.... é o que acontece , é fato. E é um ``Nós somos burros`` que fica do ENEM pra nós.
 Chego então à conclusão que o ENEM nos propõem o mesmo que ´´ andar sob a água`` sendo assim um milagre...
 Vamos começar a cobrar do estado um ensino de qualidade que se mostre primeiramente dentro da sala de aula e não nos gráficos expostos nas propagandas eleitorais políticas.



Vlw .... Até mais....



Nenhum comentário:

Postar um comentário